Encontro de julho

Olá a todos! Neste mês é a Márcia Nabrzecki que fala sobre o Barcamp:

Redondo (31)

“A edição de julho de nosso barcamp para tradutores e intérpretes aconteceu no dia 16, mais uma vez nas dependências da UTFPR. 

O primeiro assunto da pauta foi o enquadramento dos tradutores como MEI (microempreendedor individual). Algumas tradutoras iniciaram um grupo no Facebook para organização e acompanhamento de ações coletivas com o objetivo de conseguir o enquadramento na categoria. Comentamos como a medida poderá beneficiar os tradutores e as maneiras de apoiar e divulgar a iniciativa.

Em seguida, Silvana Ayub falou sobre o II EnTrad da UTFPR, evento gratuito voltado principalmente a estudantes de Letras, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto. Nos dois dias do evento, palestrantes convidados falarão sobre aspectos e desafios da profissão.

entradII

O próximo tema da pauta foi a discussão sobre a organização de nosso grupo de tradutores e intérpretes. Há cerca de um ano, surgiu a ideia de criarmos uma associação regional. Alguns trabalhos foram desenvolvidos nesse sentido por um grupo de trabalho, inclusive a elaboração de um código de ética e um estatuto. No entanto, depois de uma nova análise e considerando todos os resultados que o grupo já obteve, mesmo sem a existência de uma instituição formal, chegou-se à conclusão de que já existe um grupo maduro, responsável por ações concretas para a melhoria da profissão e do mercado, e que uma associação formal talvez não trouxesse nenhuma benefício adicional, além de acarretar obrigações que atualmente não existem. Por isso, o grupo concordou com a proposta apresentada pela Sheila Gomes de, ao invés de formalizar uma associação, continuar atuando como um coletivo de tradutores e intérpretes e passar a ter uma designação própria que reforce nossos objetivos. Além do nome (idenTIdade), foi aprovada a sugestão de se criar uma logomarca e um site específicos. 

Sheila Gomes falou então sobre as atividades de mentoria que estão sendo desenvolvidas, dando alguns detalhes sobre outras iniciativas similares que já existem e explicando como ela e a primeira mentora confirmada, Vanessa Tomich, estão elaborando as bases para o programa. A primeira mentorada também já foi escolhida: Mariana Andrade. Ao final da explicação, Sheila deixou o convite para quem quiser colaborar, seja no desenvolvimento do programa, seja como mentor.

Tivemos então a pausa para nosso café coletivo e, logo depois, Alfredo Borges Guigou contou brevemente como foi a oficina de espanhol promovida por ele no início do mês.


Redondo (32)Definimos as datas dos próximos encontros do semestre e passamos ao último 
assunto da pauta, o ciclo de debates mensal. Sheila Gomes conduziu o tema do mês, “Clientes no exterior”. Com a participação do grupo, foram abordados tópicos como diferenças entre clientes no Brasil e no exterior, prospecção, formas de pagamento, práticas comuns e meios para verificar a idoneidade dos clientes estrangeiros. 

Como sempre, o encontro acabou já com a expectativa do próximo, que está marcado para o dia 13 de agosto, em local a ser definido.”

Anúncios

5 comentários sobre “Encontro de julho

  1. Pingback: 52 semanas – Aconselhar « Multitude

  2. Pingback: Encontro de agosto | TICWB

  3. Pingback: Encontro de setembro | TICWB

  4. Pingback: Encontro de setembro - identidade.pro

  5. Pingback: Encontro de agosto em Curitiba - identidade.pro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s