Encontro de junho

Olá pessoal! No mês de junho,  quem faz o relato do Barcamp é o Thiago Hilger:

Thiago Hilger

“Este relato chega um pouquinho atrasado. Vocês sabem, às vezes a vida é um vendaval. Mas antes tarde do que mais tarde. No dia 25 de junho, em Curitiba, tivemos mais um Barcamp dos Tradutores e Intérpretes, na UTFPR. Foi um evento bem recheado, em que abordamos vários tópicos.

O primeiro deles foi o 7º Congresso da Abrates. Vários de nós de Curitiba compareceram, alguns como palestrantes, aliás. No Barcamp fizemos uma pequena atividade, em que cada um compartilhou um pouco com os colegas sobre uma das palestras que viu. Eu escolhi falar sobre a da Rafaela Mota Lemos, algo parecido com o que eu escrevi no meu blog e também como convidado aqui no Pronoia Tradutória. Além do relato das palestras, os participantes do congresso também comentaram sobre uma das coisas mais valiosas desse congresso: o corredor. Foi onde fizemos contatos, conhecemos colegas e tivemos grandes ideias nas conversas com os pares. Há outros relatos também de outros participantes, que podem ser vistos aqui.

Abrates2016

Em seguida, tivemos uma apresentação feita pela Sheila Gomes falando sobre outro congresso, o da APTRAD, a Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes. Ela foi lá para Porto, em Portugal, para participar, e no Barcamp nos contou como foi.

Redondo (30)Fizemos uma pausa para tomar um café temático de festa junina. Ao voltarmos, o Alfredo Borges Guigou falou um pouco sobre a oficina de espanhol a ser ministrada alguns dias depois (e que a essa altura já aconteceu).

Na sequência, a Márcia Nabrzecki e eu fizemos uma apresentação do Ciclo de Debates, falando sobre materiais de apresentação a clientes, como currículo, portfólio e carta de apresentação. Em vários momentos a apresentação foi aberta à participação dos colegas, para que contassem se incluem determinadas informações em seus materiais ou não. Ficamos bem contentes com a participação de todos, foi um debate bem proveitoso e que vai ser ampliado e apresentado no EnTrad, em agosto.

E para fechar, a Sheila falou sobre os planos de mentoria para a nossa associação em formação, e também propôs uma discussão sobre os rumos dela, mas como nosso tempo acabou, essa discussão foi pausada, com o intuito de ser retomada no Barcamp de julho, que já aconteceu, mas ao qual não pude comparecer.

Como vocês, vou aguardar o relato do Barcamp de julho para saber. Então até breve, pessoal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s